Deprecated: Function split() is deprecated in
/home/hlera/public_html/subdominios/noticia/DF_noticia/HP_principal.php on line
19
Notícias
Notícia, Notícias de Surf, últimas notícias de Surf no Brasil e no Mundo
Você está em:
Notícias »
Surf »
Adriano de Souza campeão do Maresia Surf International em Itajaí
Adriano de Souza campeão do Maresia Surf International em Itajaí
Adriano de Souza campeão do Maresia Surf International em Itajaí
O Mineirinho do Guarujá comandou o show de surfe do domingo na Praia Brava
O paulista Adriano de Souza, 20 anos, cumpriu seu objetivo de chegar na final em Itajaí com a maior pontuação de toda a sua carreira – 19,20 pontos de 20 possíveis – na semifinal contra o baiano Flávio Costa e também não deu chances ao australiano Corey Ziems, 24 anos, para faturar o título do Maresia Surf International em Santa Catarina. O ótimo público que compareceu para acompanhar o último dia, desde as primeiras horas da manhã, vibrou bastante com a performance avassaladora do Mineirinho do Guarujá, que há 2 anos não vencia nenhum campeonato. Ele comandou o show de surfe do domingo decisivo nas boas ondas de meio metro de altura da Praia Brava e faturou o prêmio máximo de 15.000 dólares oferecido nas etapas do WQS, subindo da 45.a para a 31.a posição no ranking com os 2.500 da vitória na estréia da cidade de Itajaí no calendário do Circuito Mundial de Surfe Profissional. O evento foi realizado com grande sucesso e o Maresia Surf International já está confirmado para o ano que vem na mesma Praia Brava.
“Estou muito feliz! Fazia 2 anos que eu não vencia uma etapa do Circuito Mundial (a última havia sido na França) e vencer aqui no Brasil é bem mais emocionante. Minha primeira vitória também foi aqui no Brasil e agora veio o terceiro título também aqui e dedico ele para a minha família que sempre me apoiou nos piores e bons momentos”, ele disse logo que chegou no pódio carregado nos ombros da torcida. “Fico muito contente com este apoio, este suporte de toda a torcida local e dos brasileiros em geral. Com certeza este título me dá muito mais motivação para conseguir outro bom resultado na etapa que vai rolar em Ubatuba (SP) semana que vem, mas principalmente para tentar quebrar o jejum de vitórias brasileiras na etapa do WCT no Brasil (a última foi em 1998 de Peterson Rosa no Rio de Janeiro)”, deseja o Mineirinho do Guarujá, que também praticamente garantiu sua vaga no time sul-americano que vai disputar o próximo Mundial Pro Junior na Austrália, onde ele tentará igualar o bicampeonato do australiano Joel Parkinson.
Tanto na semifinal como na final, Adriano de Souza deixou seus adversários precisando de mais de 10 pontos, o que no surfe é como vencer de goleada. “Pena que a final não foi entre dois brasileiros, mas a torcida me apoiou bastante, vibrou a cada onda que eu surfava contra o australiano e estou feliz por deixar todo este ótimo público que veio cedo para a praia, ir embora contente com a minha vitória. Esta é a primeira vez que estou competindo no Brasil neste ano e fico também muito feliz por retornar assim com um título num evento tão importante como esse. Foi uma das melhores sensações que eu já tive na minha carreira, hoje foi meu dia, acordei já confiante, as melhores ondas pareciam que vinham só para mim, fiz o maior recorde da minha vida aqui, já tinha tirado um 10 e um 9 numa bateria, mas aqui alcançei 19,20 pontos e isso vai ficar marcado dentro de mim”, confessou Adriano de Souza, que já foi apontado pelo octacampeão mundial Kelly Slater como a maior revelação do surfe brasileiro em todos os tempos.
Apesar da derrota na final, Corey Ziems saiu feliz com o vice-campeonato no Maresia Surf International. No domingo, ele começou o dia ganhando o confronto australiano com Drew Courtney nas quartas-de-final e depois passou pelo experiente Victor Ribas para chegar em sua primeira final neste ano no WQS. Ele chegou no Brasil em 75.o lugar no ranking e com os 2.188 pontos recebidos pelo segundo lugar em Itajaí subiu para a 51.a posição na classificação geral das 36 etapas completadas neste domingo na Praia Brava. Foi ele que também eliminou o paranaense bicampeão brasileiro Jihad Kohdr, que poderia confirmar sua entrada no WCT se chegasse nas semifinais da primeira das duas etapas com nível máximo 6 estrelas da “perna brasileira” de fim-de-ano do WQS. A outra começa terça-feira e vai até domingo na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
“Eu estou amarradão. As ondas estavam muito boas hoje e tive uma final muito difícil contra o Adriano. Ele surfou muito e eu não consegui achar as ondas que peguei nas outras baterias. Mas, o segundo lugar em um evento desses é um resultado muito bom e estou muito feliz”, confessou o australiano Corey Ziems, que venceu grandes confrontos contra os brasileiros nas ondas da Praia Brava. “Os brasileiros sempre são fortes em todas as competições, principalmente surfando em casa. Eu consegui passar pelo Jihad e depois surfar com o Adriano é sempre complicado. Ele é um dos melhores surfistas do mundo, faz parte do WCT, e hoje ele simplesmente esteve inacreditável, merecendo totalmente a vitória”, aprovou o vice-campeão do Maresia Surf International, que pela primeira vez chega numa final no Brasil. Seu melhor resultado era também um vice-campeonato, porém numa etapa menos valiosa na Inglaterra.
Na semifinal contra o cabo-friense Victor Ribas, Ziems pegou as melhores ondas para abrir grande vantagem e liderar a bateria de ponta a ponta. “Ele deu muita sorte. Achou uma onda nota 6 e logo depois foi remando mais pro meio da praia, aí pintou uma onda que eu sabia que ia ser boa, tentei evitar, mas não tive remada suficiente prá entrar na onda e aí ele tirou um 8 e pouco. Mesmo assim, o terceiro lugar foi um bom resultado. Acho que esse final de ano está sendo bom para mim e agora é partir confiante para o Onbongo, o campeonato do meu patrocinador. Quero fazer um bom papel lá para chegar com tudo no WCT. Estou superfeliz que os juízes estão gostando do meu surfe, me dando notas altas, então vou confiante para Ubatuba para buscar um bom resultado lá também para tentar me manter no WCT pelo WQS, que para mim seria fechar o ano com chave-de-ouro”, deseja Vitinho.
Já o maior espetáculo foi apresentado uma bateria antes, na primeira semifinal entre Adriano de Souza e o baiano Flávio Costa. O Mineirinho só não igualou a nota 10 do tubo seguido por uma rasgada e um aéreo na finalização do baiano Alandreson Martins no primeiro dia. Mas, ganhou notas 9,67 e 9,53 logo nas duas primeiras ondas que surfou para atingir incríveis 19,20 pontos de 20 possíveis, recorde absoluto de todas as quatro etapas do WQS promovidas pela ASP South America neste ano no Brasil. Flávio Costa começou o domingo decisivo com a maior pontuação das quartas-de-final – 17,00 pontos de duas notas 8,5 – e não teve nem como reagir com o fantástico início de bateria do campeão Adriano de Souza nas pequenas, mas bem formadas ondas de meio metro de altura da Praia Brava.
“Estou muito feliz. O Mineirinho é um atleta exemplar, a gente tem até que se espelhar bastante no trabalho que ele faz e estou feliz com o terceiro lugar também. Estou aqui com meu filho que nasceu há 10 dias, é mais um resultado bom, segunda semifinal seguida, pois fiquei em terceiro lugar também na última etapa do Circuito Brasileiro domingo passado, então estou feliz. Só espero que no ano que vem meu salário aumente para a situação ficar melhor e quero agradecer a todos, minha família, a Maresia que fez este campeonato neste lugar alucinante e aos meus amigos que torceram por mim durante toda esta semana”, falou Flávio Costa, que faturou 4.450 dólares pelo terceiro lugar no Maresia Surf International, a primeira das duas provas nível 6 estrelas da “perna brasileira” de fim-de-ano do WQS.
O MARESIA SURF INTERNATIONAL teve a marca Maresia como principal patrocinadora, junto do Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte; contando ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Kiwi Bar e Conasscon; e co-patrocínio da Haco Etiquetas, Relevo’s, Cotece Malhas e das lojas de surf Tent Beach, Aloha, Planeta Surf, Padang Padang, Bahamas, Sumatra, Surf Trip, New Look, Ecológica, Bali, 200 Milhas e Bob Nick, com divulgação da Rede Atlântida FM e Revista Fluir. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals - ASP South America - foi realizado pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF) junto com a Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI).
Desde o ano 2000 sem promover uma etapa do Circuito Mundial de Surfe Profissional, a Maresia retornou em grande estilo realizando um evento impecável de muito sucesso na estréia da Praia Brava de Itajaí no WQS. “Estou muito feliz com este encerramento com chave-de-ouro pela vitória de um brasileiro. Foi uma ótima participação dos surfistas brasileiros e bom que a taça de campeão ficou em casa. A Maresia está cada vez mais investindo no esporte e esta etapa nível 6 estrelas do WQS já está confirmada para o ano que vem aqui mesmo na Praia Brava de Itajaí, esperando contar novamente com o importante apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Itajaí que contribuiram bastante para o sucesso do evento”, destacou Adriano Costa Lima, presidente da Maresia.
O produtor geral do Maresia Surf International, Bira Schauffert, também ficou superfeliz com ótimo resultado alcançado na volta da marca fundada em 1986 no Ceará, novamente promovendo seu campeonato em Santa Catarina. “Conseguimos chegar no último dia com uma condição boa de onda e isso é superimportante num campeonato. Com relação ao evento como um todo, eu estou muito feliz e certamente a Maresia, o Governo do Estado, a Prefeitura de Itajaí, também devem estar. A gente encontrou, acredito, uma ótima locação para um evento deste porte internacional aqui em Santa Catarina, pois antes era sempre em Florianópolis, mas agora a gente encontrou aqui na Praia Brava de Itajaí uma excelente opção, com ondas de qualidade, beleza natural exuberante, ótimo público, boa estrutura e meu maior desejo é que a gente possa repetir este sucesso no ano que vem com a Maresia aqui em Itajaí”, finalizou Bira.
MARESIA SURF INTERNATIONAL – GRANDE FINAL: 16,13 x 11,00 pontos:
Campeão com notas 8,30 e 7,83: ADRIANO DE SOUZA (SP) - US$ 15.000 e 2.500 pontos
Vice-campeão com 5,67 e 5,33: COREY ZIEMS (AUS) - US$ 7.500 e 2.188 pontos
SEMIFINAIS – 3.o lugar – US$ 4.450 e 1.875 pontos:
01: Adriano de Souza (SP) 19,20 x 9,56 Flávio Costa (BA)
02: Corey Ziems (AUS) 17,43 x 12,74 Victor Ribas (RJ)
QUARTAS-DE-FINAL – 5.o lugar – US$ 2.600 e 1.625 pontos:
01: Adriano de Souza (SP) 16,16 x 14,66 Gustavo Fernandes (RJ)
02: Flávio Costa (BA) 17,00 x 13,67 Márcio Farney (CE)
03: Victor Ribas (RJ) 14,03 x 11,76 Jano Belo (PB)
04: Corey Ziems (AUS) 12,33 x 9,00 Drew Courtney (AUS)
RANKING WQS 2007 – após 36.a etapa: Maresia Surf International:
01: Jordy Smith (AFR) – 14.425 pontos
02: Dane Reynolds (EUA) – 12.276
03: Tiago Pires (PRT) – 12.100
04: Ben Vourgeois (EUA) – 12.038
05: Rodrigo Dornelles (BRA-RS) – 11.994 – vaga entre os top-27 do WCT
06: Jay Thompson (AUS) – 11.775
07: Jihad Kohdr (BRA-PR) – 11.200
08: C. J. Hobgood (EUA) – 11.175 – vaga entre os top-27 do WCT
09: Mikael Picon (FRA) – 11.106
10: Royden Bryson (AFR) – 10.950
11: Luke Munro (AUS) – 10.850
12: Heitor Alves (BRA-CE) – 10.725
13: Jeremy Flores (FRA) – 10.701 – vaga entre os top-27 do WCT
14: Aritz Aranburu (ESP) – 10.639
15: Gabe Kling (EUA) – 10.476
16: Nic Muscroft (AUS) – 10.400
17: Troy Brooks (AUS) – 10.300
18: Kieren Perrow (AUS) – 10.251 – ultimo na lista dos 15 que estão se classificando
----------------------Próximos brasileiros:
19: Neco Padaraz (SC) - 10.213 pontos
30: Jean da Silva (SC) – 9.532
31: Adriano de Souza (SP) – 9.500
32: Simão Romão (RJ) – 9.300
35: Leonardo Neves (RJ) – 8.876
46: William Cardoso (SC) – 7.964
48: Pablo Paulino (CE) – 7.876
50: Yuri Sodré (RJ) – 7.750
RANKING ASP SOUTH AMERICA – SUL-AMERICANO – 4 etapas:
01: Simão Romão (RJ) – 4.694 pontos
02: Jean da Silva (SC) – 4.650
03: André Silva (CE) – 4.232
04: Pablo Paulino (CE) – 4.194
05: Leandro Bastos (RJ) – 4.001
06: Jihad Kohdr (PR) – 3.938
07: William Cardoso (SC) – 3.876
08: Fábio Gouveia (PB) – 3.820
09: Yuri Sodré (RJ) – 3.638
10: Gustavo Fernandes (RJ) – 3.588
Fonte: João Carvalho - Assessoria ASP South
Data: 21/10/2007
Visitas: 3195
Mais Notícias importantes
Rock In Rio :
Esgotado primeiro lote de ingressos para o Rock in Rio 2011
Está esgotado o primeiro lote de ingressos para a quarta edição do Rock in Rio no Brasil. Faltando 10 meses para o festival e com apenas 10% das atrações divulgadas, os 100 mil Rock in Rio Cards comercializados no site oficial do evento foram vendidos em 24 dias.
O cartão dá direito a entrada em uma dentre as seis noites do festival, que acontece de 23 de setembro a 2 de outubro....
Leia mais...
Rock In Rio :
Arnaldo Antunes e Erasmo Carlos vão cantar juntos no Rock in Rio
Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes vão cantar juntos no Palco Sunset, espaço do Rock in Rio destinado aos encontros de artistas. O site oficial do evento confirmou o dueto nesta segunda-feira (13), com um post no qual explica melhor as intenções da área reservada para jams entre bandas e cantores.
A produção do Rock in Rio anunciou também a presença de Marcelo Camelo, Céu, Cidadão Instigado, Tulipa Ruiz, Tiê e Letieres Leite...
Leia mais...
Automóveis :
Seguro DPVAT custará R$ 101,16 para automóveis e utilitários em 2011
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) reajustou para 2011 o seguro obrigatório para veículos (DPVAT). O seguro, que é pago junto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), terá reajuste de 7,83% para automóveis e utilitários, passando de R$ 89,61 para R$ 96,63.
Além do prêmio tarifário, será cobrado na aquisição do seguro o valor de R$ 4,15 pela emissão da cobrança da apólice ou do bilhete do...
Leia mais...
Automóveis :
Argentina vai priorizar veículos do Mercosul, diz ministra da Indústria
A ministra da Indústria da Argentina, Debora Giorgi, pediu às empresas importadoras de automóveis que implementem uma redução significativa das compras de veículos provenientes de fora da zona do Mercosul. A ministra - chamada ironicamente de "Senhora Protecionismo" - indicou que as empresas terão que reduzir em 20% as operações de importação de automóveis de fora do bloco do Cone Sul.
O pedido, em tom categórico, foi realizado durante uma reunião da...
Leia mais...
Música :
U2 fará terceiro show em São Paulo, após ingressos esgotarem
O U2 fará um terceiro show no Estádio do Morumbi, em São Paulo, no dia 13 de abril de 2011, informa a produtora T4F nesta quarta-feira (15). As duas primeiras apresentações da banda, nos dias 9 e 10 de abril, estão com ingressos esgostados.
As vendas dos ingressos para o público geral estarão à venda a partir do próximo dia 20, sendo que o sistema de pré-venda acontecerá entre os 18 e...
Leia mais...
Temas e Assuntos diferentes